Welcome to my blog :)

rss

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O poder das ações

Oi pessoal que está acessando este blog, é bom poder recebe-los nesta página tendo a lhes oferecer minhas idéias e opiniões, fico feliz por poder dividir com outras pessoas que não conheço todas essas palavras. Enfim o que quero dizer com essas palavras é que toda ação terá uma reação, e por isso é importante demonstrar a outras pessoas sentimentos diversos que implicam em demonstrar o que sentimos. Estes sentimentos nem sempre são agradáveis de se expressar, todavia eles devem ser expressados, entretanto de uma forma cautelosa para que assim uma reação negativa não seja causada por ser demonstrado aquilo que pensamos e sentimos, e esta questão pode ter sua representação por meio de gestos, pensamentos, olhares e até mesmo o silêncio.
Um sorriso (gesto) pode fazer uma pessoa renascer da tristeza, um olhar singelo pode demonstrar amor, o silêncio pode significar compreensão. As diversa maneiras de expressar o que pensamos ou sentimos podem é devem ser demonstrados, entretanto há a necessidade de agir com sensibilidade, para não causar horror, medo, apreensão, culpa, raiva, etc. Todavia nem sempre o que demonstramos causa estes sentimentos absurdos, porque as pessoas pensam de maneiras diferentes e tem reações diferentes que podem significar: confiança, respeito, compreenção, carinho, verdade, amor, felicidade, etc. Portanto lidar com nossas ações requer calma e sensibilidade para compreender quem vai receber nossas demonstrações.
Nossa sociedade utilizava e lutou muito para utilizar de uma dessas ações: o direito de falar, que se reúne a todas as outras demonstrações, ou seja a democracia, entretanto com limitações para que não acontecesse o que vem ocorrendo nos dias de hoje, todavia isso não significa que tudo isso não foi atualizado, reformado ou reciclado e sim que a sociedade não está ciente humanamente destas questões, exemplos dessa falta de consciência ou do direito de exercer a democracia são as manifestações que lutam por direitos, mas impõe sobre eles a violência, entre outras tentativas que violam o que é ser, "humano"!
Por isso é preciso compreender o que este poder ao qual está em nossas mãos, para não usufruirmos deste sonho que significa "liberdade", de uma maneira cruel, desumana.
Então vamos utilizar este poder que nos é de direito de uma maneira pacifica, que se opõe ao que vai contra a vida, ou seja, a minha, a sua, dos seus filhos, netos e bisnetos, concluindo toda a sua família!!!
Ass: Jé

Dicas para que tenhamos mais prazer de viver

A vida é um presente cheio de enigmas que cabe a cada um de nós decifrarmos os que nos serão impostos ao longo de nossa jornada. Ser, humano não significa ser objeto com manual de instrução, significa abraçar a vida da melhor maneira possível.
As dificuldades sempre parecem abalara à cada um de nós, mas não é bem assim, quando parece estar tudo por um fio trazemos os sonhos, as esperanças novamente para encaixá-las em nossos corações. Lá fora em meio à guerras, destruições e lutas pela liberdade, nossa cultura é considerada muito forte, porque quando tudo parece que se quebrou vem o povo brasileiro remendando tudo, e isso não é só nos Brasil é no mundo inteiro, onde milhares de pessoas tem suas vidas corrompidas pela dor e pelo sofrimento, conseguindo encontrar em meio a tanto caos um fio de "luz", para enfrentar todas as dificuldades de cabeça mais que erguida, reunida as outras cabeças que se encontram por todos os lugares!!!
...
  • usufruir do nosso tempo da maneira mais agradável que encontrarmos, mesmo que nos encontremos em um ambiente hostil.
  • plantar amabilidade para que possamos colher amabilidade, porque mesmo nos dias ruins tem sempre alguém com uma dificuldade maior do que a nossa, e quando reforçamos essa tese talvez essa pessoa venha receber de terceiros a mesma amabilidade que tenhamos plantado em outrora.
  • incentivar o riso, para que assim ele vire um vírus a percorrer o mundo inteiro
  • cuidar da pessoa que amamos, para que se um dia ela vier a nos deixar, tenhamos na lembrança o amor que ela recebeu de nós enquanto estava ao seu lado
  • respeitar os direitos dos outros, para que em caso de necessidade posteriormente os nossos direitos sejam respeitados
  • compartilhar das alegrias que tivemos no hoje, esquecermos as culpas que tivemos ontem para que no tempo não permaneçamos parados
  • amar sem egoísmo, nós mesmos, porque assim não será necessário receita para amar os outros
  • procurar situações que nos trazem prazer ou saúde (esportes, relaxamento- massagens, Yoga, dança, passeios, etc)
  • manter a calma mesmo quando a situação pede que o auto-controle seja esquecido
  • procurar entender a si mesmo antes de procurar entender os outros, sem culpa egoísmo ou auto-confiança
  • lutar para que em primeiro lugar, a paz, parta de cada um de nós para que em seguida ela seja alvo de aspirações de outras pessoas
  • curtir a família, porque ela será sempre o ponta-pé inicial para a felicidade futuramente
  • criar um ambiente positivo para um convívio familiar estabelecido
  • viver sem preconceito, porque no amanhã ele poderá bater à nossa porta
  • viver em harmonia com a natureza, porque como diz a psicologia o "homem é natureza"
  • alterar aquilo que nos esta causando desgosto como: uma discussão, uma omissão, uma pessoa que não foi tratada como realmente merecia.

Enfim estas dicas NÃO são uma forma de corrigir nossos passos, nossa maneira de pensar ou agir, mais sim uma maneira de se acreditar que alguma coisa à + nos pode fazer feliz!!!

Ass: Jé

Continuação- O mundo de ontem X o mundo de hoje

Através de acontecimentos do passado é possível construir o mundo de hoje, e através de acontecimentos de hoje que se construirá amanhã, mas vejamos, se o mundo hoje está assim (quando digo assim não quero dizer que está tudo acabado, mas se continuar estará indo rumo a destruição) sei que minhas palavras podem parecer duras demais, mas se não for assim ninguém vai abrir os olhos para realmente enxergar a realidade que está perante nossos olhos.
Todos os dias vemos alguma noticia no jornal que nos deixam realmente abalados, como: mãe e pai que são capazes de assassinar os próprios filhos, ou homens considerados de meia idade que se sentem atraídos por jovens ou o que é pior por crianças com idade de netos. À medida que o tempo vai passando vamos notando as mudanças no mundo, mudanças que antes quase não notávamos, ou melhor, nossos avós não notavam.
Antigamente havia muita coisa errada, pois muitas pessoas morriam injustamente defendendo aquilo que acreditavam, e hoje são lembradas com digno merecimento, mas voltando ao assunto, é possível perceber as diferenças; injustiças e acontecimentos marcantes como guerras, ou coisas que as pessoas nunca tinham ouvido falar, como a AIDS, a dengue, desastres naturais como intensos furacões, tempestades avassaladoras, etc. Mas com as atitudes impensadas do homem é que foi possível conhecer um pouco mais disso, como o aparecimento de novos vírus, novas doenças, e com a poluição e degradação do meio ambiente tudo isso contribuiu para intensificar os desastres ecológicos, desaparecimento de espécies animais e vegetais entre outras.
O fato é que é possível sim, notar as mudanças ocorridas no mundo a partir dos fatos que ocorreram e ocorrem ainda no presente. Mas também não podemos nos esquecer das coisas boas que aconteceram, pois felizmente não houve só desastres, mas sim descobertas inovadoras, como tratamento para certas doenças consideradas incuráveis que permitem aos portadores desta, que vivam mais, ONGS que trabalham e acreditam em um futuros melhor trabalhando em pró dos mais necessitados, ou a proteção da MATA ATLÂNTICA, dos animais ameaçados de extinção, etc.
Bem, vimos que é possível notar mudanças que ocorreram no mundo desde tempos atrás e que para construirmos um futuro só depende de nós, se queremos que continue assim, que seja como antes, ou que seja diferente só depende de nós...
Ass: Jú

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PXV- Paz x Violência

O primeiro texto, foi uma maneira de definir ideias sobre esta página e demonstrar que nós talvez não estejamos dando valor as pequenas coisas que nos enchem de prazer, que nos preenchem com sentimentos que circulam em torno de paz. Mas esta texto não significa que as coisas sejam faceis assim, para ninguém!!! Hoje podemos estarmos bem com nós mesmos, mas ás vezes não há controle emocional e no amanhã damos espaço para a angustia ,tristeza, decepções, frustrações: do namoro que não deu certo, do casamento que foi para o espaço, das palavras injustas, das pessoas incompreensivas, do chefe que só pega no seu pé, dos pais que acham que ser adolescente e totalmente fácil, das criticas destrutivas, e outros tantos fins que nada mais fazem que nos deixar uma pilha de nervos, totalmente frágeis à brigas, ou situações que nos deixam perplexos.

Tudo isso é demasiadamente um caos, pensa bem!...é sempre mais fácil evitar pensar que tudo isso só corresponde ao aumento exaustivo de isso tudo, até chegarmos ao ponto de não nos sentirmos bem para conversar com alguém que será contra nossa opinião, ou alguém que age da mesma forma que nós mesmos, ou quem sabe com a saia justa em que nos colocam, então explodimos, agimos e lutamos contra tudo que achamos que nos faz mal, com as armas que nós temos: violência=raiva, vingança, ódio, angustia, medo, coação, desespero, amargura e tudo mais que nos deixa fora do sério e nos torna totalmente vazios.
Enfim isso não é uma maneira psicológica de analisar a vida..., mesmo porque não sou psicóloga ou qualquer coisa parecida, isso tudo que postei aqui é só uma forma de acreditar que a vida pode nos proporcionar maravilhas se estivermos dispostos a colaboramos com ela nos lançando rumo ao horizonte coberto de erros que marcam e acertos que nos parabenizam, entretanto que nos despertam para a felicidade!!!

Ass: Jé

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Revolucionando o mundo ao nosso ver


O que pensar do ontem que se foi?


Pode parecer uma pergunta bem sem noção, mas pode ter algum sentido quando nos sentamos para embalar nossas mentes em frente ao maior meio de comunicação: "a televisão". Bem percebemos que ninguém está nem aí para o restante do mundo que soube aproveitar melhor um congestionamento, um trabalho burocrático que ninguém se dispõe a fazer, mas se dispõe a aumentar o trabalho. É o caso dos garis, que enquanto realizam a limpeza das cidades, contribuindo para que a aparência seja agradável e o ambiente mais receptivo, nós contribuímos com a ignorância que dedicamos a eles que trabalham o dia inteiro quando nos negamos a utilizar boas regras de educação básicas:"bom dia", "boa tarde", "bom trabalho", ou qualquer palavra gentil que faça com o trabalho deles vala a pena.

Sei que a pergunta não é bem essa, mas a compreensão nos leva a perceber que ontem as profissões de insignificante importância aos nossos olhos eram bem mais apreciadas, como foi o caso dos educadores, dos médicos, dos policiais, artistas, ou compositores que escreveram inúmeras participações em nossas vidas cotidianamente, transparecendo suas emoções e concepções da arte.

Novamente a questão total do assunto não era essa, entretanto será a seguinte que nos compete, quando ignoramos as inúmeras guerras que se manifestaram durante décadas pela luta da democracia por um mundo sem violências como as que causaram a morte de Tiradentes (José Joaquim da Silva Xavier), Princesa Isabel (abolição da escravatura), entre outros que lutaram e morrem, mas alcançaram seus objetivos mesmo que após á morte. Todavia há de se reconhecer que o maior deles era preparar um futuro melhor para as gerações futuras. Retornando ao meio de comunicação em massa podemos relacionar um ontem como desperdício, para que o hoje se tornasse o que é! (guerras, drogas, prostituição, pedofilia, negligência, corrupção, etc)
Ass: Jé